Curso – Introdução à Comunicação Não Violenta

Conhecida como “Linguagem da Vida”, a Comunicação Não Violenta nos convida à conexão com a nossa essência compassiva, com os nosso sentimentos e necessidades universais, para a partir disso construirmos relacionamentos – intra e interpessoais – mais autênticos e empáticos.

No workshop de introdução, vamos compreender essas duas bases da CNV – a autenticidade e empatia – a partir da reflexão a respeito do que elas propõem e das sugestões de passos que ajudam a nortear a prática da CNV – observação / sentimentos / necessidades / pedidos.

Objetivo:

Apresentar toda a base teórica que alicerça o pensamento do Marshall Rosenberg, criador da CNV.  Oferecer os conceitos básicos que podem auxiliar o participante a introduzir a proposta da CNV aos relacionamentos pessoais e profissionais. 

Modalidade Ead – Ensino à Distância

Online via Plataforma IMA
Datas: 04, 11, 18 e 25 de maio
Aulas participativas obrigatórias online – Terças das 18:00 às 20:00

INSCREVA-SE JÁ!

PÚBLICO ALVO

Aberto a todos os interessados no assunto.

CONTEÚDO

Encontro ao vivo 1 – Conceituação da CNV e convite a olhar para além dos julgamentos

Encontro ao vivo 2 –  O que está vivo em mim? Identificar o que eu sinto, assumir responsabilidade por isso e investigar as mensagens por trás dos sentimentos (qual necessidade está sendo atendida ou não).

Encontro ao vivo 3 – Quais escolhas eu tenho?  Quando descubro qual necessidade preciso ou quero atender, posso pensar em caminhos (estratégias) para nutri-la. O que eu quero fazer? Como pedir colaboração a outras pessoas? A diferença entre Pedidos de Ação e Pedidos de Conexão. A diferença entre Pedidos e Exigências;

Encontro ao vivo 4 – Empatia. Até aqui fizemos um caminho que nos sustenta na autenticidade e na autoempatia. Nutrir a empatia por nós mesmos é  fundamental para oferecermos escuta e presença empática a outra pessoa. Mas como a CNV compreende a empatia? Quais são os convites que ela nos faz para construirmos conexões e sistemas mais empáticos?

INSCREVA-SE JÁ!

PROFESSORA

Marina Mazzoni

Jornalista e facilitadora de Comunicação Não Violenta