É na área da educação que a verdadeira cultura da pacificação será fortemente disseminada

Em 2014, o jornal Estado de Minas publicou uma matéria intitulada “Diálogo é a melhor lição”.

Completava-se um ano da implantação de um projeto pioneiro chamado MEDIAÇÃO ESCOLAR, que havia sido objeto da tese de mestrado da professora Rita Andréa Guimarães na Argentina. Foram 20 alunos do 5º ano do ensino fundamental do Centro Pedagógico da UFMG em Belo Horizonte, que puderam experimentar na prática um “jeito diferente” de lidar com situações cotidianas de conflito escolar.

A educação e o conhecimento para além de conteúdos informativos, requerem da experiência para sua interiorização.

A mediação como forma de lidar com a diversidade nas instituições, cria, reestabelece estrutura, e reestrutura laços. Enlaces para o conhecimento do sujeito da aprendizagem.

Preparar os atores da comunidade educativa segundo os princípios da mediação significa fomentar uma melhor convivência na escola, e ajudar também sujeitos e instituições na redefinição de seus lugares e competências, ao possibilitar que estes lidem de forma colaborativa com seus conflitos, potencializando uma sociedade civil ativa e cívica.

A Escola encontra na Mediação uma abordagem para a transformação criativa dos conflitos, aceitando aproveitá-los como uma oportunidade de crescimento e mudança, um potencial educativo e de formação pessoal para a resolução dos problemas da vida, atuais e futuros.

Capacitando Mediadores

Agora em 2022 a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais vai implantar núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social. Os núcleos deverão desenvolver ações que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos. Para a matéria completa, acesse o site educacao.mg.gov.br

O IMA Instituto está pronto para capacitar estes profissionais Psicólogos e Assistentes Sociais, formando-os mediadores extrajudiciais. Trata-se do CURSO DE FORMAÇÃO EM MEDIAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL – MÓDULO TEÓRICO ONLINE – 40 horas, que irá trabalhar a Mediação enquanto uma Comunicação Ética que perpassa e enriquece o conceito de Mediação, a formação e atuação do Mediador, bem como dos aportes psicanalíticos de escuta e emancipação do sujeito.

Próxima turma com início agora em FEVEREIRO/22

O IMA apresenta um curso diferenciado, observando a abordagem sistêmica do conflito e a construção de uma comunicação assertiva e não violenta; A construção de uma comunicação ética. As aulas são ministradas por uma equipe transdisciplinar de profissionais reconhecidos no mercado, que trabalham a mediação como processo de comunicação ética sob o olhar da psicanálise.

Modalidade EAD – Ensino à Distância – conforto e praticidade

Online via Plataforma IMA
Período – 1 mês de duração 
Aulas participativas obrigatórias online – Terças e Quintas das 19:00 as 22:00
Aulas são gravadas para reforço – Disponíveis até o término do curso.

+ detalhes sobre o curso, clique aqui

+ informações entre em contato: (31)98240-7133