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Ensinar a medição como comunicação ética

Visando contribuir com a formação de profissionais qualificados no mercado, o Ima dispõe de equipe de professores experientes para ministrar cursos de formação de mediadores judiciais, extrajudiciais e privados, com foco na sensibilização para o tema da Mediação em diversas áreas.
Os cursos do IMA foram pensados para operadores do direito, gestores de empresas públicas e privadas, profissionais liberais, educadores e demais interessados no tema da Mediação.
Procure o IMA caso você ou sua instituição tenha interesse em saber mais sobre esta área.

Nossos cursos

O Ima oferece vários cursos na área da mediação de conflitos.

O curso irá trabalhar a mediação como Comunicação Ética que perpassa o conceito de mediação, a formação e atuação do mediador, bem como os aportes psicanalíticos de escuta e emancipação do sujeito.

PRÉ-REQUISITOS E CREDENCIAMENTO
• Como Mediador Judicial e Extrajudicial: Para obter o credenciamento como Mediador Judicial e Extrajudicial, além da conclusão dos módulos teórico e prático, é necessário ser graduado em curso de ensino superior de instituição reconhecida pelo MEC, há pelo menos dois anos conforme artigo 11 da Lei 13.140/15.
Como Mediador Privado: Para obter o credenciamento como Mediador Privado é necessário somente a conclusão do módulo teórico, mas sugere-se a complementação com o módulo prático.

CONTEÚDO
• Módulo I – Teórico (40 horas/aula): Pessoas interessadas no assunto poderão realizar o módulo teórico do Curso de Formação de Mediadores. O conteúdo do Módulo Teórico será ministrado através de aulas expositivas / participativas, com auxílio de recursos audiovisuais, dinâmicas de grupos, estudo de casos simulados, demonstrando aos alunos que a autocomposição para além de método de solução de conflito constitui a possibilidade para a construção de um senso de justiça social sendo por  excelência  uma comunicação ética.
• Módulo II – Prático (60 horas/aula): Após finalizar o Módulo I – Teórico, o aluno realizará a inscrição no Módulo II. O módulo prático consiste em sessões de mediação de casos reais e/ou simulados, em que o aluno atua como observador, comediador e mediador. As sessões são realizadas na sede do IMA, sob a supervisão de instrutor credenciado pelo CNJ.

PÚBLICO ALVO Advogados, Magistrados, membros do Ministério Público, Registradores e Tabeliães de Serventias Notariais e de Registro e seus prepostos, Servidores Públicos, Profissionais Autônomos, Bacharéis em quaisquer áreas do conhecimento, Diretores de escolas públicas e particulares, Professores, Psicólogos, Assistentes Sociais e demais profissionais interessados na área.

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+ informações, por favor entre em contato: (31) 98240-7133

O conhecimento na área da negociação teve um grande avanço nas últimas décadas, principalmente com a contribuição da Harvard Law School. Por outro lado o mesmo avanço foi observado nos estudos da neurociência. A primeira negociação começa dentro da mente. Assim, o curso visa disponibilizar o conhecimento da neurociência para melhor gerenciar o processo da negociação.

CONTEÚDO
• Conceituar neurociência e negociação (abordagem competitiva e colaborativa);
• Identificar as regiões cerebrais relacionadas ao comportamento humano;
• Compreender os tipos de pensamento e a natureza virtual dos pensamentos;
• Descrever as neurotáticas;
• Explorar a direção inteligente da negociação: técnicas, boas práticas, competência interpessoal e comportamentos.

PÚBLICO ALVO Administradores, empresários, advogados, mediadores, conciliadores e estudantes das diversas áreas do saber.

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A Liderança e A Habilidade de liderar, a Habilidade no uso da Inteligência Emocional, As Habilidades Comunicacionais, As Habilidades Sociais e Colaborativas, A Habilidade de Mapear Conflitos, A Habilidade na Criatividade e Praticas Simuladas em Várias Abordagens de Resolução de Conflitos.

CONTEÚDO
• Estimular o desenvolvimento de várias habilidades necessárias ao Gestor de Pessoas/Mediador relacionadas à sua prática.
• Possibilitar ao Gestor de Pessoas/Mediador entender armadilhas e dificuldades próprias as relações sociais.
• Incentivar o autoconhecimento e sua utilização durante o processo de mediação de acordo com suas várias abordagens.
• Conhecer o melhor momento e a melhor condição para utilizar habilidades e aplicar técnicas mais indicadas no processo de mediação.

PÚBLICO ALVO Líderes, gestores de Pessoas, Mediadores e todos que queiram aprimorar suas habilidades profissionais a fim de desenvolver o trabalho em equipe, a capacidade de atenção e retenção de informações e Pessoas interessadas no autoconhecimento e desenvolvimento ou aprimoramento das relações sociais.

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O cenário atual se abre para o crescimento de um novo profissional: o mediador de conflitos. Porém, para se mediar é necessária uma preparação consolidada do procedimento e de suas técnicas de forma a habilitar o mediador a conduzir a sessão de forma produtiva e satisfatória. Os impasses são reais e presentes em uma mesa de negociação e, em assim sendo, o curso visa a destacar e desenvolver técnicas hábeis a instruir e guiar o mediador nessas situações.

CONTEÚDO
• Destacar os principais aspectos de uma sessão de mediação;
• Desenvolver habilidades e competências autocompositivas;
• Trabalhar as principais técnicas utilizadas em uma mediação;
• Desmitificar os impasses dentro de uma mediação.

PÚBLICO ALVO Mediadores, Conciliadores de Conflitos, e demais Profissionais interessados na Gestão de Conflitos.

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Misto de questões teóricas e práticas, com exposição oral e encenações de questões do cotidiano profissional. Exemplos de como se portar gestualmente, entonação de voz e maneiras de se portar ante os diferentes tipos de auditório: tribunais, reuniões, salas de aula, palestras.

CONTEÚDO
• Retórica: “O que seria a retórica?”, Gêneros retóricos e Meio adequados à persuasão;
• O corpo fala: Comunicação com as mãos, As mãos em números, Posições do auditório, O corpo é entrega, Sentir reações;
• Medo de falar em público: “Por que o medo ante o público?”, Vencer os medos; Vocabulário, Deu branco; “Inspire, expire, não pire!”, Há um roteiro para apresentação?
• Técnicas para falar em público: Qual a melhor técnica, A melhor defesa é o ataque, Metodologia e Argumentos.
• O teatro;
• Grandes oradores.

PÚBLICO ALVO Líderes, gestores de Pessoas, Mediadores e todos que queiram aprimorar suas habilidades de falar em público.

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O Curso irá abordar os principais elementos da Comunicação, esclarecendo sobre os processos e as formas de utilizá-los no seu dia a dia, analisando: as estruturas e ruídos da comunicação, os erros mais comuns e as atitudes para corrigi-los e os tipos de escuta. O Curso desenvolve os conhecimentos e as habilidades necessários para uma comunicação mais eficaz.

CONTEÚDO
O curso trará ao participante a oportunidade de reconhecer os elementos que utiliza e necessita na comunicação do dia a dia; identificar como é o processo pra se efetivar com sucesso a comunicação; reavaliar sua postura ao se comunicar; ouvir exemplos práticos da comunicação e receber dicas de como se comunicar melhor de acordo com o ambiente e com o público ao qual se dirige.

PÚBLICO ALVO Profissionais e Estudantes de todas as áreas. Pessoas interessadas a melhorar sua forma de comunicar com outros.

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A negociação faz parte da vida humana. Por isso é de suma importância aprender as técnicas adequadas para os tipos de negociação a que estamos nos submetendo. O curso se apresenta enquanto atual e apto a desenvolver habilidades técnicas dentro do manejo negocial. O curso abordará a Integração de interesses e as técnicas e as táticas negociais: relacionadas ao valor, ao processo e às pessoas envolvidas.

CONTEÚDO
• Compreender os interesses e o BATNA/WATNA próprio e do outro;
• Identificar as oportunidades de criação de valor;
• Perceber os níveis de autoridade de cada lado;
• Compreender as pessoas e as culturas envolvidas;
• Atrair as pessoas para uma mesa de negociação;
• Desenvolver estratégias de se garantir um bom preço;
• Explorar o poder da ancoragem;
• Usar jogadas de concessão;
• Utilizar táticas para negociações integrativas.

PÚBLICO ALVO Mediadores e conciliadores de conflitos (judicias e/ou extrajudicias); negociadores; estudantes.

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As crises familiares são naturais e a sua adequada condução precisa perpassar pela mediação. Nesse condão, o curso buscará abranger os liames complexos que abraçam as famílias modernas bem como as maneiras adequadas para a sua administração.

CONTEÚDO
Destacar os principais aspectos da família moderna e os conflitos mais comuns;
Desenvolver as vicissitudes do afeto;
Destacar as possibilidades de um divórcio colaborativo;
Trabalhar as principais técnicas utilizadas em uma mediação familiar;
Estimular e desenvolver as bases de uma negociação integrativa.

PÚBLICO ALVO Mediadores, Conciliadores de Conflitos, e demais Profissionais interessados na Gestão de Conflitos.

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A comunicação é algo inerente ao sujeito. Entretanto, várias são as formas e múltiplos são os olhares através dos quais o sentido e o significado ecoam. O curso promove aprofundamento de temas relevantes e aplicáveis às áreas do saber que trabalham com a fala, com a escuta e com o cruzamento desses horizontes, bem como para o aprimoramento de qualquer indivíduo nas suas relações interpessoais, seja no âmbito pessoal ou profissional, obtendo assim, novas habilidades em comunicação e uma evolução da compreensão sobre as tomadas de decisão.

CONTEÚDO
• Trabalhar relação “Tu” e “Eu”;
• Reconstruir as relações sob o paradigma da linguagem e do discurso;
• Estimular as habilidades de comunicação, da negociação e das demais relações pessoais;
• Destacar a influência da psicanálise nos discursos sociais.

PÚBLICO ALVO Líderes, gestores de Pessoas, Mediadores, Advogados, Psicologos, Professores, Profissionais da área de Saúde, da Educação, da Comunicação. Estudantes das áreas humanas, sociais e saúde, bem como demais pessoas interessadas no tema.

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Corpo docente

Rita Andréa Guimarães
PSICÓLOGA/MEDIADORA

Isabele Agnes Riveros
ASSISTENTE SOCIAL/MEDIADORA​

Fátima Salomé Garcia
ASSISTENTE SOCIAL/MEDIADORA​

Martha Halfeld Schmidt
JUÍZA/MEDIADORA

Julieta Martins
ASSISTENTE SOCIAL/MEDIADORA

Bernardo Nogueira
ADVOGADO/MEDIADOR

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