Projeto MEDI(AÇÃO) do IMA Instituto

PROJETO MEDI(AÇÃO)

Objetivo geral do projeto: O Projeto MEDI(AÇÃO) é um projeto do IMA – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada, que visa a implantação da Cultura da Paz na nossa comunidade, por meio de realização de sessões de mediação, auxiliando as pessoas envolvidas em um conflito a construírem uma decisão conjunta e democrática, pacificando o conflito.

Objetivo específico do projeto: Prestar atendimento gratuito a pessoas envolvidas em conflitos, concedendo a elas, em sessões de mediação, conduzidas por profissionais do IMA, o espaço e o tempo necessários para dialogarem produtivamente sobre suas necessidades, buscando a solução de seus problemas e a construção de um modelo de conduta para futuras relações.

Justificativa do projeto: O judiciário brasileiro atravessa crises que dificultam o tratamento dos conflitos de forma adequada, restando à sociedade buscar outras formas de solucioná-los. Nesse sentido, cada vez mais novos mecanismos adequados de resolução de conflitos vem ganhando força por permitirem, além de uma decisão mais satisfatória e democrática, a prevenção de novos litígios.

O projeto se distingue pela conjugação de dois vetores, a mediação disponibilizada para os mais vulneráveis com atuação de mediadores em formação pelo IMA. A mediação possibilita o acesso à justiça, utilizando técnicas de promoção do diálogo respeitoso entre diversos atores sociais envolvidos em conflitos obtém, na maioria das vezes, a solução de seus problemas e a construção de um modelo de conduta para futuras relações.

O que é Mediação: A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando um conflito a oportunidade e o espaço adequados para a sua solução. Os envolvidos no conflito poderão expor seu pensamento e terão uma oportunidade de solucionar questões importantes, de um modo cooperativo e construtivo.

Como a Mediação pode ajudar: A mediação é uma oportunidade única de falar com profissionais especializados, expondo os problemas a serem resolvidos em cada caso, sem o custo emocional e financeiro de um processo judicial. A mediação acaba com a imprevisibilidade do desfecho do processo e concede às partes o tempo necessário para alcançar a solução de seus problemas cuja resolução, às vezes, está além da capacidade de decisão do Juiz.

Aonde serão realizadas as sessões de mediação? Eu preciso pagar pela sessão de mediação?

As sessões de mediação serão realizadas gratuitamente na sede do IMA, na Avenida do Contorno, 9155 – 10º andar – Barro Preto, em Belo Horizonte.

QUERO SOLICITAR UM PROCEDIMENTO GRATUITO – ENTRE EM CONTATO