Quem Somos

O IMA – Instituto e Câmara de Mediação Aplicada tem como função disseminar a Mediação

Fundado em 2010, nossa pretensão é sermos protagonistas na construção do conceito da Mediação no Brasil. Este é o momento da quebra do paradigma judiciário brasileiro, a passagem para a perspectiva não adversarial, da opção do CNJ pela RAD – Resolução Apropriada de Disputas, elencando a Mediação como opção primária a ser ofertada ao cidadão, e um dos principais métodos autocompositivos de resolução de conflitos. É o entendimento de que a Mediação tem particularidades muito próprias, e isso faz dela um processo único e especial.

Nossa participação se dá no esmero com que são montados e aplicados nossos Cursos de Formação, Capacitação e Aprimoramento do profissional Mediador de Conflitos. Das ementas dos cursos à composição da equipe de instrutores, professores e palestrantes, altamente capacitados, multidisciplinares em seus backgrounds tanto de formação quanto profissionais, cada passo faz do IMA um Formador de Mediadores por excelência. Um bom marcador de nossas intenções foi, por exemplo, a realização do Curso de Mediação Internacional, de 40 horas/aula, ministrado pela Professora Michèle Guillaume-Hofnung (Institut de médiation Guillaume-Hofnung), trazendo para o IMA e para o Brasil o conceito de Mediação Europeu.

Sim, queremos ir além, ampliando o próprio conceito da Mediação. Com exclusividade, nossa grade oferece além da Formação em Mediação, uma gama extra de cursos complementares, agregando maior capacitação aos profissionais formados ou aprimorados aqui conosco. Com um olhar único, o IMA traz à Mediação os aportes da psicanálise, da ética, da filosofia e da comunicação não violenta. Essa transversalidade que perpassa todas as matérias ensinadas é emprestada à formação de cada aluno IMA, agregando valor em cada um dos nossos cursos.

“A palavra se presta a tudo, inclusive a mudar histórias.”

O IMA é ainda um espaço oficial denominado Câmara, conveniada ao TJMG, onde a Mediação é exercida de forma profissional por Mediadores formados no IMA, oriundos de várias especialidades e imbuídos do conceito da Mediação enquanto uma comunicação ética e verdadeira transformação social, realizando atendimentos de resolução de conflitos de pessoas físicas, jurídicas e instituições públicas. Atendemos a um público variado, em especial operadores do direito, professores, estudantes e profissionais das diversas áreas de atuação com interesse em mediação.

Missão: Atender com excelência às demandas dos clientes, resolver controvérsias e gerar conhecimento, promovendo a pesquisa, o estudo e a discussão sobre a mediação de conflitos.
Visão: Ser referência no ensino e na prática da mediação de conflitos em âmbito nacional.
Valores: Autonomia, reconhecimento do outro, confiança e respeito à confidencialidade e à diversidade.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO IMA INSTITUTO

Presidente e Coordenadora Acadêmica:
Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira
Diretor Jurídico:
Arthur Guimarães de Carvalho Pereira Vorcaro
Diretora Executiva:
Maria Cecília Belo
Consultor:
Francisco Lopes de Albuquerque
Correspondente em Paris:
Maria Eduarda Guimarães de Carvalho P. Vorcaro
Coordenação de Comunicação:
Denise Ticle Ferreira Bertho

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO IMA CÂMARA

Diretora Técnica:
Rita Andréa Guimarães Carvalho Pereira
Diretoras Administrativas:
Daniela Velloso e Maria Cecília Belo
Diretores Financeiros:
Roger Sejas e Marcelo Komel
Diretores Comerciais:
Guilherme Betti e Peter Rossi

Seja muito bem vindo(a).