Mediação Online é uma plataforma de conciliação, mediação e negociação disponibilizada pelo IMA CÂMARA para solucionar conflitos entre pessoas físicas e jurídicas (privadas e públicas), com muito mais comodidade, segurança e transparência, além de maior eficiência, economia e rapidez.

Você pode usar a nossa plataforma para solicitar um procedimento de conciliação/mediação ou negociação, presencial e/ou online.

COMO FAZER

  1. Cadastro:
    É muito simples. Preencha o formulário de Solicitação de Procedimento (conciliação/mediação/negociação), informe seus dados, o seu caso/problema, dados da outra pessoa envolvida, o valor envolvido no caso e as formas como você gostaria de resolver o problema. Marque a opção se você pretende que o procedimento seja presencial ou on line. Clique aqui para se cadastrar agora.
  2. Contrato de Registro:
    Assim que você, solicitante do procedimento, preencher o formulário, você será direcionado ao Contrato de Registro. Após lê-lo atentamente, você terá de dar o Aceite nesse contrato e pagar a Taxa de Registro no valor e forma especificados no Contrato.
  3. Carta Convite:
    Depois do Formulário de Solicitação preenchido, do Contrato de Registro aceito e da Taxa de Registro paga, o IMA CÂMARA irá entrar em contato com a pessoa indicada por você, que faz parte do conflito, enviará uma carta/convite informando a ela sua intenção de acordo, explicará a ela como é o procedimento (se é uma conciliação, uma mediação ou uma negociação) e todas as vantagens de resolver a questão via IMA CÂMARA e a convidará para participar das sessões de conciliação/mediação/negociação, conforme o caso.
  4. Aceitação do procedimento pela pessoa solicitada:
    A pessoa indicada por você poderá aceitar ou não o convite do IMA CÂMARA para participar do procedimento. Se ela aceitar, o IMA CÂMARA já agendará as sessões para início do procedimento. Se ela não aceitar, o IMA CÂMARA irá entrar em contato com você, informando-lhe sobre o encerramento do procedimento.
  5. Reunião Preliminar:
    Antes do início das sessões de mediação/conciliação/negociação, será realizada uma reunião preliminar em que serão explicados o funcionamento da Câmara e o procedimento de conciliação/mediação/negociação. Serão definidos também entre o solicitante e solicitado a forma de pagamento da Taxa de Administração e das sessões de mediação. Essas taxas podem ser pagas somente pelo solicitante ou podem ser divididas entre o solicitante e solicitado, conforme acordado. O valor dessas taxas estão no Regulamento de Custos do IMA CÂMARA.
  6. Realização das sessões:
    Serão realizadas quantas sessões de mediação forem necessárias para uma possível solução do conflito. O tempo previsto para duração de todo o procedimento é indeterminado e a duração de cada sessão será no máximo de 2 horas, sendo que essas previsões poderão ser alteradas mediante consenso dos interessados.
  7. Acordo:
    Chegando os interessados a uma solução que satisfaça os seus interesses, o acordo será (quando for o caso) homologado pelo TJMG. É muito simples, rápido e seguro.

Quero Solicitar um Procedimento de Mediação/Conciliação – clique aqui

POR QUE ESCOLHER O IMA CÂMARA?

  1. O IMA CÂMARA é uma Câmara Privada de Conciliação e Mediação credenciada pelo TJMG por meio da Portaria 3900/2019. Isso quer dizer que todos os acordos feitos no IMA CÂMARA são homologados pelo TJMG e passam a ter força de sentença.
  2. Todo o procedimento até a homologação do acordo é resolvido em menos de 150 dias, com rapidez, sem fila de espera.
  3. Os conciliadores e mediadores do IMA CÂMARA são extremamente capacitados. São credenciados pelo TJMG e pelo CNJ como mediadores judiciais.
  4. O procedimento é sigiloso e seguro.


Quero Solicitar um Procedimento de Mediação/Conciliação – clique aqui


IMA Instituto e Câmara de Mediação Aplicada