Curso – A Mediação sob o olhar da Psicanálise

A Psicanálise desvela o inconsciente, mudando o lugar do homem no mundo e a visão de mundo para o homem. Como consequência, o campo da ética não poderia mais ser objeto de reflexão apenas por teorias racionalistas.

O curso apresenta os conceitos de inconsciente, conflito, transferência, contratransferência, dualidade impulsiva, multideterminação. Apresentando o Sujeito do Desejo e apontando a supremacia do subjetivo sobre a racionalidade.

O Direito reconhece A Psicanálise como essencial para complementação de suas lacunas na compreensão do SER HUMANO, já a psicanálise da ao Direito a consistência para, no caso concreto fazer JUSTIÇA. Este é o limite da ÉTICA interdisciplinar entre Direito e Psicanálise, caso contrário, teremos ideologia. (Gisele Groeninga)

MATRICULE-SE JÁ!

Modalidade: EAD

Curso gravado 
Acesso: Imediato após a efetivação da compra do curso
Período de acesso: Disponível por 30 dias após a compra. 

OBJETIVO DO CURSO

Apresentar conceitos operativos da Psicanálise que auxiliem nas  lacunas da compreensão do sujeito facilitando o exercício da Mediação.

PÚBLICO ALVO

Mediadores de conflito, profissionais de humanas, estudantes, quem se interesse pelo tema.

CONTEÚDO

  • Mediação no Poder Judiciário;
  • Mediação fora do Poder Judiciário;
  • Entrelace entre a Mediação e a Psicanálise;
  • Conceitos da Psicanálise como aportes da Mediação:
     Inconsciente; 
     Transferência; 
     Contratransferência; 
     Dualidade impulsiva; 
     Multideterminação.
  • A interação das instâncias no sujeito: a demanda, o conflito e a mediação.

MATRICULE-SE JÁ!

PROFESSOR

RITA ANDRÉA GUIMARÃES DE CARVALHO PEREIRA

Psicanalista, mediadora judicial e privada, instrutora do CNJ em formação, graduada em psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), mestre em Mediação e Negociação pelo Institut Kurt Bosch y Université de Genéve (Suíça), graduada em Mediação pelo Programa de Estúdios de Postergado de Pós-graduação da Associação civil (Argentina – Buenos Aires), graduada em Médiation approfondie pelo Institut Michèle Guillaume-Hofnung-IMGH-(França–Paris). Integrante da Comissão Internacional do Prêmio Prix de la Paix Civile “- Paris- (2017). Coordenadora e Autora dos livros Mediação de Conflitos – A Emergência de Um Novo Paradigma – Ed. Del Rey , Diálogos entre Direito e Psicanálise – Ed. RTM, A  Mediação-A Travessia através da Palavra – Ed. Sete Autores. Instrutora em formação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  Sócia Fundadora do IMA Instituto e Câmara de Mediação Aplicada. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *