CONCEITOS OPERATIVOS DA PSICANÁLISE PARA A MEDIAÇÃO

Rita Andréa Guimarães, Psicanalista, Mediadora e Presidente do IMA Instituto e Câmara de Mediação Aplicada fará a palestra CONCEITOS OPERATIVOS DA PSICANÁLISE PARA A MEDIAÇÃO, no 1º SEMINÁRIO DE DIREITO DE FAMÍLIA E PSICANÁLISE DO IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família).

OS AFETOS QUE NOS AFETAM

Os afetos nos afetam desde sempre no campo do Direito das Famílias. A Psicanálise, já uma longa tradição interdisciplinar do IBDFAM, ilumina a importância da subjetividade na consideração dos atos e fatos jurídicos.

As tentativas de exclusão de manifestações das sexualidades e dos afetos acabam por privilegiar aspectos extremos e negativos — o que torna o Poder Judiciário palco de ódios e ressentimentos, impedindo o devido processo legal e mesmo o acesso à Justiça. Atualmente não cabem mais justificativas ao dizer que “o que não está nos autos não está no mundo” e mesmo citar “a letra fria da Lei”.

O convite é para um caminho, em construção, de integração entre razão e emoção, processo legal e emocional. Neste seminário serão abordadas as contribuições da Psicanálise para os avanços na legislação, na jurisprudência e nos processos judiciais em direção ao Direito a Ser Humano.

GISELLE GROENINGA
PSICANALISTA, DIRETORA NACIONAL DO IBDFAM

Participe você também do seminário > CLIQUE AQUI

Data: 02/10/20
Horário: Das 09 às 17:30hs
Local: Online, via ZOOM.US
Inscrições: https://ibdfam.org.br/zoom/psicanalise/

A palestra CONCEITOS OPERATIVOS DA PSICANÁLISE PARA A MEDIAÇÃO será às 11:30hs, MESA III – MEDIAÇÃO E PSICANÁLISE. Participe você também!

Att.
Equipe IMA Instituto