Curso de Formação Internacional em Mediação no Ima

Durante uma semana, o IMA – instituto de Mediação Aplicada, presidido pela psicanalista e mediadora Rita Andréa Guimarães, foi palco de intensos estudos e discussões sobre a história, a prática atual e os rumos da mediação no Brasil e no mundo.

A renomada professora francesa, Michèle Guillaume Hofnung, ministrou um curso internacional para alunos de grande saber e atuação na área. Michèle Guillaume os ajudou a clarear o conceito e a prática da mediação aqui no Brasil.

A professora, que atuou como consultora para criação em 1987 do primeiro treinamento de mediação na Europa, fez um balanço histórico da mediação que ajudou a construir na França, um dos berços da mediação mundial. Como parte das atividades, os advogados, gestores, psicólogos, professores e desembargadores, participantes do curso, se debruçaram sobre as teorias e conceitos abordados no livro dela traduzido para o português especialmente para o evento. Também foram realizadas simulações de caso e os alunos tiveram a oportunidade de aplicar e aperfeiçoar seus conhecimentos e métodos com a avaliação da professora, que é atualmente a coordenadora da formação em Mediação na Sorbonne, vice-presidente da comissão de Direitos Humanos e Assuntos Éticos da Comissão Nacional Francesa e membro do Comitê de Ligação da ONU para a Década da Educação em Direitos Humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *